Cursos Livres

O que são Cursos Livres?

Os cursos livres são parte importante da modalidade de Educação Profissional. Apesar de não serem reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC),  os cursos livres têm base legal no Decreto nº 5.154/04 e na Portaria Nº 008/02. Vale lembrar que o MEC só reconhece cursos com duração mínima de 360 horas, o que não desqualifica a modalidade livre.

Esse tipo de curso tem duração variável, que pode ir desde algumas horas até mesmo meses, e não exige comprovação de escolaridade anterior. Os certificados de conclusão são emitidos pelas próprias instituições que oferecem os cursos, mas nada disso quer dizer que os curso livres dispensam os critérios acadêmicos utilizados nas modalidades da educação superior.

Entenda o que são os cursos livres

Pra quem é mais indicado?

Os cursos livres são mais indicados para os profissionais que desejam qualificação em um período mais curto, sem fazer tanta questão de um diploma.

São ideais para quem está a procura de uma especialização rápida e acessível financeiramente, para quem está iniciando no mercado de trabalho ou para quem quer simplesmente aperfeiçoar um conhecimento ou aprender algo novo.

Por ter menos exigências que uma pós-graduação, por exemplo, o aluno de um curso livre precisa ser mais organizado e disciplinado.

O que difere os cursos livres dos demais?

A primeira diferença é que os cursos técnicos, profissionalizantes e pós-graduações precisam de autorização do MEC para funcionar e devem se adequar a exigências como carga horária e eixo temático. Os cursos livres, ao contrário das outras modalidades, não exigem idade mínima e o aluno só precisa ter terminado o ensino fundamental para se matricular, podendo se qualificar para o mercado antes mesmo da faculdade.

A modalidade livre também é mais rápida e direcionada que as outras, além de tratar as disciplinas de forma bem especifica. Vai direto ao ponto, entende?

Por fim, outra diferença é que o diploma de curso técnico confere título e o da modalidade livre não. Isso quer dizer que os órgãos que regulamentam as profissões não reconhecem um curso livre como habilitação profissional, somente para capacitação e atualização.

Quais as vantagens dessa modalidade?

Os cursos livres oferecem diversas vantagens. A primeira e, talvez, a mais importante, seja o período de duração. É possível aprender sobre um assunto sem ter que perder tempo estudando disciplinas que não interessam à sua profissão.

Muitas vezes, essa modalidade é oferecida a distância, em cursos online, o que também traz vantagens, como economia de tempo, mensalidade mais acessível, flexibilidade para fazer e entregar atividades e avaliações e, é claro, a chance de assistir às aulas mais de uma vez.

Cor&Ação

Nosso Objetivo

  • Compartilhar

  • Inspirar

  • Sentir

  • Re-significar

Últimos Cursos Livres

Veja abaixo os últimos cursos livres realizados pela Cor&Ação.

Faça um contato!